segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comentário Como utilizar as tecnologias na escola

Ao ler o texto Como utilizar as tecnologias na escola do José Manuel Moran, pude concluir e comentar que:
o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula.
O professor precisa instigar, pensar e repensar a sua prática pedagógica.
No planejamento didático, predomina uma organização fechada e rígida quando o professor trabalha com esquemas, aulas expositivas, apostilas, avaliação tradicional. O professor que “dá tudo mastigado” para o aluno, de um lado, facilita a compreensão; mas, por outro, transfere para o aluno, como um pacote pronto, o conhecimento de mundo que ele tem.
Há de se ter cuidado porque por outro lado se a prática ficar muito solta,pode-se facilitar a má organização.
enfim, É importante equilibrar organização e inovação; sistematização e superação.
Existem diversas tecnoçogias para se auxiliar a rática pedagógica de maneira inovadora, interessante e altamente produtiva.
Tecnologias de pesquisa, de comunicação e publicação. os blos, as webquest, as redes eletrônicas, enfim, possibilidade de os alunos se expressarem, tornarem suas idéias e pesquisas visíveis, confere uma dimensão mais significativa aos trabalhos e pesquisas acadêmicos.

Ana Cristina
extraido de
Este texto faz parte do meu livro A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá (Papirus, 2007, p. 101-111)

[1] Os cursos do MIT disponibilizados em inglês estão em http://ocw.mit.edu/OcwWeb/index.htm

[2] Jakob NIELSEN. Como os Usuários Lêem na Web. Revista eletrônica Conecta, 22/02/2003. Disponível em http://www.revistaconecta.com/conectados/nielsen_como_usuarios.htm .

Nenhum comentário:

Postar um comentário